Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Porque A Minha Célula Não Cresce?

Porque A Minha Célula Não Cresce?
Nos recusamos a fechar células em nossa igreja. Fechar uma célula é uma grande derrota! Se a célula não cresce, o discipulador e o pastor de área precisam observar os seguintes fatores:
1. O líder não ora
Monitore o tempo devocional do líder da célula. Joel Komiskey diz que os líderes que investem 90 minutos ou mais em devocionais diárias, multiplicam os seus grupos duas vezes mais do que aqueles que investem menos do que 30 minutos por dia. Se o líder não ora, não há multiplicação!
2. O líder não intercede pelos membros da célula.
Os líderes que oram diariamente pelos membros da célula têm maiores probabilidades de multiplicar seus grupos. O discipulador deve fazer com que o líder carregue consigo uma lista, com os nomes dos membros do grupo, levando-o a orar por cada um deles, todo o tempo que lhe for possível.
3. O líder não Jejua.
O discipulador deve programar uma campanha de jejum, de pelo menos 21 dias, com os membros da célula que não se multiplicou depois de um ano inteiro. Não existem cadeias malignas que resistem um bom tempo de jejum e oração! Além disso o líder precisa jejuar para poder mortificar sua carne e vontades, para que a vida de Deus flua através dele.
4. O líder não se prepara para a reunião da célula.
Investir tempo com Deus (preparar o coração para um encontro da célula) é mais importante do que o preparo do estudo. Quando o líder chega na célula com o coração aquecido e cheio de fé, o seu grupo será contagiado e se disporá a atingir o alvo da multiplicação.
5. O alvo da multiplicação não foi devidamente estabelecido.
O líder que falha na fixação de alvos, os quais os membros recordam, tem 50% de probabilidade de multiplicar a sua célula. Fixar alvos aumenta essa probabilidade para 75%. Cada discipulador deve checar se o líder tem lançado os alvos com clareza e se os membros têm compreendido. Todos precisam saber a data da multiplicação da célula.
6. O líder não foi bem treinado.
Líderes de célula que se sentem melhor treinados multiplicam suas células com maior rapidez. No entanto, treinamento não é tão importante como a vida de oração do líder e a clareza de seus alvos. Todavia, quando o líder não conduz o grupo com segurança e firmeza, as pessoas se sentem inseguras e não respondem adequadamente. O discipulador deve reciclar e capacitar o líder.
7. O líder não visita.
Líderes que fazem contato com cinco a sete pessoas novas por mês têm 80% de probabilidade de multiplicar a sua célula. Quando o líder visita somente 1 a 3 pessoas por mês, as chances caem para 60%. Líderes que visitam oito pessoas novas, ou mais, a cada mês, multiplicam os seus grupos duas vezes mais do que aqueles que visitam uma ou duas vezes apenas.
8. Não há visitantes na célula.
Líderes de célula que encorajam semanalmente os membros para convidar visitantes duplicam sua capacidade de multiplicar os seus grupos, em contraposição àqueles líderes que o fazem apenas ocasionalmente - ou nunca. Se nunca há visitantes na célula, não há como multiplicá-la. Há uma relação direta entre o número de visitantes no grupo e o número de vezes que o líder multiplica o grupo.
9. O grupo é muito formal.
As células que têm seis ou mais encontros sociais por mês se multiplicam duas vezes mais do que aquelas que têm apenas um ou nenhum. Quanto mais o grupo se parecer com uma família, ou com uma equipe bem unida, mais facilmente ele se multiplicará. Grupos festeiros e que gostam de estar juntos atraem pessoas como magnetismo!
10. Não há cuidado pastoral.
Visitação regular pelo líder aos membros da célula ajuda a consolidar o grupo. Se um membro falta à reunião e o líder nem sequer faz uma ligação para saber o que está acontecendo, fatalmente tal membro se afastará.
11. O anfitrião não é hospitaleiro.
Provavelmente, poucas coisas afetam tanto o grupo como um anfitrião que não é hospitaleiro. Os visitantes se sentem constrangidos e não voltam, os membros sempre estão entrando em atrito e o ambiente da célula fica pesado. O melhor, nesse caso, é mudar a célula de casa, imediatamente.
Sugestões práticas para tirar a célula da estagnação
1. Experimente mudar o líder, ou o auxiliar;
2. Experimente mudar o anfitrião, mesmo sendo ele, aparentemente, um bom anfitrião;
3. Experimente mudar a célula de bairro;
4. Experimente mudar o dia da reunião;
5. Experimente mudar o horário da reunião.
Nem pense nisso! Não fechamos células. Fechar uma célula é um acontecimento muito traumático. Quando isso acontece, o líder e os membros da célula ficam com um sentimento de fracasso e incapacidade. Isto pode afetar a fé deles para uma nova tentativa.
Se não houver outro meio e a única saída for fechar, que se faça da maneira mais discreta possível, como juntar uma célula a outra, por exemplo.
Cremos que não é apropriado colocar sobre o líder e a célula a pressão esmagadora de “multiplicar ou fechar”. Precisamos fazer como Jesus, na parábola da figueira; precisamos dar tempo para que o líder e a célula frutifiquem.
Se os grupos que fecham são iguais em número aos novos que são abertos, então não temos crescimento real. Fechar uma célula deve ser a última possibilidade a passar pela cabeça de um líder, discipulador ou pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário