Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os Dez Mandamentos De Um Líder De Célula – Parte 1

Os Dez Mandamentos De Um Líder De Célula – Parte 1
Texto: "Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro, o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado" (1Coríntios 9.26,27).
Introdução. Para ter uma célula ativa que dê muito fruto, pri¬meiramente é necessário um líder preparado. Um líder não apto acabará corrompendo toda a célula em curto tempo.
Então, quais são as áreas em que um líder de célula deve se preparar? Quero apresentar dez princípios-chave; dez mandamentos-chave de um líder de célula.
1.    Tenha Convicção De Seu Chamado Para O Ministério.
Deus chama homens que tenham um coração semelhante ao seu para confiar a obra do Reino dos céus aqui na Terra. A isso denominamos "o chamado".
Deus quer levantar a bandeira do evangelho em todos os cantos do Planeta por meio de nós, homens e mulheres criados conforme sua imagem e semelhança.
O Líder Deve Ter As Seguintes Identidades Quanto A Seu Chamado.
a.    Sacerdócio Real. Hoje, Deus escolhe seus servos para confiar a função de in¬tercessor designada aos sacerdotes no Antigo Testamento, aos líderes de células como pequenos sacerdotes, para que colaborem com seus pastores.  As Escrituras nos dizem: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real..." (1Pedro 2.9).
b. Bom Administrador. Na Antigüidade, "administrador" era a pessoa a quem se confiava a tarefa de cuidar da casa e supervisionar os empregados ou servos dela.  De igual forma, o líder de célula é o obreiro que serve a Jesus como seu Senhor e também aos integrantes de sua célula.
A Bíblia diz: "Quem é, pois, o administrador fiel e sensato, a quem seu senhor encarrega dos seus servos, para lhes dar sua porção de alimento no tempo devido?" (Lucas 12.42).
c. Soldado De Cristo. Deus nos chamou como soldados de Jesus Cristo e quer que manifestemos a glória de Deus, rompendo as fortalezas do Diabo por meio da guerra espiritual. João nos aclara: "Para isso o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo" (1João 3.8). Em especial, o líder de célula é o chefe de divisão que deve liderar seu grupo, ir à frente, na primeira linha, e lutar contra o inimigo.
2. Seja Um Modelo.
Deus chamou Paulo, per¬seguidor de Jesus e de cristãos, em um dia ensolarado a caminho de Damasco e fez dele o apóstolo dos gentios. O mesmo acon¬tece com o líder de célula. Deus é quem os elegeu, para a perfeição de sua obra. A Bíblia esclarece: "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome" (João 15.16).
O Líder De Célula Deve Ser Modelo Nas Seguintes Áreas:
a.    Modelo De Líder Como Núcleo Da Célula. Assim como em uma célula biológica o núcleo ocupa o lugar mais importante e toda a reprodução se efetua por meio dele, o líder é o núcleo da célula, e todas as atividades realizam-se por intermédio do líder. Deus ama e cuida das células, mas não precisamos somente orar e manter-nos quietos.  O que o líder da célula precisa fazer é entregar o melhor de si e dedicar a Deus o resultado de seu traba¬lho; deve demonstrar as atitudes de um líder-modelo.
b.    Modelo De Líder Como Hormônio De Crescimento. Uma das tarefas importantes de um líder de célula é a evange¬lização. O líder não somente deve promover o crescimento espiri¬tual, mas também o crescimento em quantidade de seu grupo. E para isso requer-se uma evangelização constante. Uma célula que não anuncie o evangelho jamais conseguirá crescer. Se a célula não cresce é porque está morta, e uma célula morta de nada serve.
c.    O Modelo De Líder Como Uma Pessoa Amável. O líder de célula deve ser o exemplo em todas as coisas. O melhor ensinamento é dado por meio da atitude, e não pelos lá¬bios do mestre.  O líder de célula deve ter precaução em suas palavras. Não deve ferir pessoa alguma, em especial os recém-convertidos. Outra das responsabilidades do líder está ligada ao destino da igreja. Deve estar comprometido na visão da igreja.
Por exemplo, nunca deve deixar de frequentar os cultos gerais aos domingos, assim como também deve motivar seus seguidores a frequentar tais cultos. O líder de célula deve buscar a graça e a plenitude do Espírito Santo em cada reunião, colaborar com o crescimento da igreja e servir de escudo para que nenhuma falsa doutrina herética penetre na igreja.
3. Seja Um Soldado Especialista Na Guerra Espiritual.
Para ser um líder de célula, você deve ter uma atitude de fé que agrade ao Senhor. O líder é uma pessoa a quem foi delegada a autoridade espiritual para fazer a obra. Não somente deve levar uma vida exemplar, mas também precisa dar fruto na área espiri¬tual. E, para isso, deve fazer de si mesmo um soldado especialista na guerra espiritual.
a.     Seja Um Guerreiro De Oração. O elemento vital que permite continuar no ministério como líder de célula é a oração. Se o líder de célula não ora, o grupo não tardará a enfrentar uma tormenta, e a provação o ameaçará.  O líder deve orar pelo grupo em sua totalidade, bem como pelos indivíduos que o compõem.
Ao líder é confiada a missão de interceder por seu grupo e, por intermédio da intercessão, experimenta um quebrantamento e um arrependimento genuínos. É recomendável tomar nota dos pedidos de oração dos que compõem o grupo, para poder orar por eles de acordo com suas necessidades.  O Diabo interfere em nossa oração por meio das cir¬cunstâncias. O líder de células, não deve alinhar-se com a tentação do Diabo, mas, sim, orar diante de Deus, pelo menos uma hora diária.  O Diabo foge quando oramos, nosso coração se enche de alegria e paz, e chegam à nossa vida as revelações de Deus.
b.    Seja Um Guerreiro Cheio Do Espírito Santo . Dirigir uma célula é um ministério espiritual; portanto, o líder deve estar cheio do Espírito Santo, tem de orar e pregar orientado por ele. Sem a plenitude do Espírito Santo, é impossível liderar o grupo com êxito. O líder deve procurar sempre essa plenitude e enfatizar essa atitude ao resto do grupo, para que conheça, expe¬rimente e deseje o Espírito Santo.
Sem a plenitude do Espírito Santo, o ato de dirigir a reunião na célula, realizar visita aos lares e orar por seu grupo não lhe parecerá atraente. Só o líder cheio do Espírito Santo poderá dirigir a célula com grande entusiasmo, considerar seu trabalho com grande alegria e dar o melhor de si para cumprir o que lhe foi confiado.
c.    Sonhe Com O Crescimento De Sua Célula. O soldado espiritual deve apegar-se ao sonho de Deus. A Bíblia diz: "Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos" (Atos 2.17).  O líder cheio do Espírito Santo concebe o sonho de ativar sua célula. Todo líder de células que não tenha um sonho ardente nunca poderá saborear o êxito.
4. Estude A Palavra - Anuncie Palavras De Esperança
O líder deve manter-se cheio do Espírito Santo; é impossível ensinar e capacitar outros espiritualmente, mas não é impossível ter conhecimento da Palavra.
Só a Palavra de Deus transforma vidas. O ato de abençoar o vizinho também tem de estar baseado na Palavra de Deus. A pobreza e a miséria também são retiradas pelo poder da Palavra. A cura de corações feridos também se ma¬nifesta pela Palavra de amor de Deus. Nenhum conhecimento ou sabedoria humana pode salvar o homem.  É imprescindível que o líder de célula estude a Palavra de Deus. É recomendável capacitar-se na ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE LÍDERES de sua igreja local.
"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra" (2 Timóteo 3.16,17).
Por isso, quero apresentar cinco princípios de estudo bíblico que o ajudarão a apegar-se mais à Palavra de Deus.
a.    Ouça. "Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo" (Romanos 10.17). Jesus disse: "Antes, felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem" (Lucas 11.28). É recomendável tomar nota da mensagem e comentá-la com outros irmãos, uma vez terminada a reunião.
b. Leia. Em Deuteronômio, há uma parte do livro que enfatiza que devemos gravar a Palavra de Deus no coração e na mente, lê-la (Deuteronômio 11.18-20). É muito importante ler a Bíblia todos os dias de forma sistemática. Pode-se ler toda a Bíblia em um ano com a leitura de três capítulos por dia.
c. Estude. Paulo exortou Timóteo, dizendo: "Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade" (2Timóteo 2.15).  Estudar a Palavra requer esforço e tempo maiores do que ouvir e ler a Palavra. Não se pode estudar a Palavra sem consagrar-se inteiramente a Deus.
d. Memorize. Jesus repreendeu o Diabo com a Palavra, quando este o tentou no deserto.  (Mateus 4. 1-11). Necessitamos memorizar a Palavra. Não existe melhor maneira de repreender o Diabo do que com versículos bíblicos. Portanto, devemos memorizar a Palavra de acordo com uma lista de versículos bíblicos e pô-los em prática.
e. Medite . "Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite" (Salmos 1.1,2). A meditação aju¬da para que possamos compreender e aplicar a Palavra de Deus em nossa vida.  Ouvir e meditar, estudar e meditar, memorizar e meditar a Palavra nos ajuda a desenvolver a fé de todos os dias.
5. Viva Do Orvalho Da Oração.
Os três maiores requisitos para ser um líder de células são: ora¬ção, oração e oração. Isso se deve ao fato de a missão do líder de célula não poder ser realizada pela capacidade humana, mas pela ajuda do Espírito Santo (Zacarias 4.6). Viver do orvalho da oração é um privilégio que todo cristão tem, e maior é a responsabilidade para o líder de célula. O líder que vive do orvalho da oração pode avivar sua célula e contribuir para o crescimento da igreja.
a. Peça A Ajuda Do Espírito Santo. Um líder é designado pelo pastor não porque tenha boa apa¬rência, alta educação ou um bom emprego, mas, sim, porque foi provado que é um homem ou uma mulher de oração. Somente por meio da oração o fogo cai, o poder do Espírito Santo se manifesta e os céus se abrem.
b. Seja Um Intercessor. O líder de célula é aquela pessoa que intercede pelas pessoas que compõem seu grupo, diante da presença de Deus.  Não há amor maior que a intercessão. O melhor presente que alguém pode dar ao próximo é a mediação.  Portanto, o líder de célula deve orar por todos os integrantes de seu grupo, clamar por suas vidas, um por um.
c. Louve E Adore. A oração acompanhada de louvor e adoração faz manifestar o santo poder de Deus. Paulo e Silas conseguiram sair do cárcere, do lugar mais interno do calabouço, quando cantaram hinos ao Senhor.  O rei Josafá ganhou a batalha contra Moabe e Amom quando pôs na primeira fila um coro para entoar cânticos de louvor (2 Crônicas 20.22).
Conclusão. O afinco humano aponta para o egoísmo e para a altivez. Por essa mesma razão, Paulo advertiu: "Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!" (1 Coríntios 10.12). Não devemos deixar de nos firmar em nós mesmos e de esforçar-nos para ser os melhores líderes. Para ser um líder-modelo, você deve cru¬cificar seu eu e seu mundo na cruz, descartar o egocentrismo e apegar-se ao teocentrismo.
Questões Para Pensar
    Você tem convicção do chamado para o ministério de líder de célula?
    Qual dos mandamentos você acredita cumprir melhor?
    Qual dos mandamentos você acredita não cumprir de forma adequada?
    Que tal orarmos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário