Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O QUE FARÁ MINHA CELULA CRESCER

O QUE FARÁ MINHA CELULA CRESCER
Filipenses 1.6

INTRODUÇÃO. Para que aconteça algo diferente no crescimento de uma célula é necessário que o líder comece a pensar diferente e executar as mudanças necessárias.
Se seguirmos fazendo sempre o mesmo será impossível obtermos resultados diferentes.
Para que isso seja possível o líder deve crescer. Nenhuma célula crescerá mais que seu líder. Uma igreja grande somente pode ser sustentada por líderes que sejam grandes aos olhos de Deus.

1.    O líder deve crescer em seu CHAMADO.
Ser líder não é exercer uma profissão, é cumprir com o chamado de Deus. É o guerreiro que peleja as batalhas de Deus. Se o líder não vê a reunião de célula como o altar onde irá entregar sua vida a favor dos perdidos é melhor que se esqueça do crescimento.

    Creia na ORAÇÃO.
A vida de oração é característica das igrejas em células. Porém as igrejas não se dedicarão à oração se não tiverem o exemplo de seus líderes. O trabalho das células se impulsiona sobre as asas da oração.

    Creia com PAIXÃO.
O fogo da igreja para o trabalho de célula somente pode desencadear-se a partir de um líder ardente. Um líder cheio de duvidas, tímido, desinteressado não poderá acender a chama em sua célula e igreja. O líder deve VIVER A VISÃO E TRANSMITI-LA COM FERVOR ÀS SUAS OVELHAS.
Mais que as palavras, as ovelhas entendem a linguagem do exemplo. Ninguém poderá permanecer sentado se vê o seu líder fervendo para salvar as almas perdidas.

    Dependa do ESPÍRITO SANTO.
O Espírito Santo não é somente uma doutrina estampada em alguns livros de teologia. É a pessoa real que deve dirigir os destinos de sua célula. O líder deve aprender a ouvir a voz do Espírito. Suas mensagens devem ser recebidas na câmara secreta da oração em uma dependência humilde do Espírito de Deus.

    Creia na PALAVRA DE DEUS.
A paixão que não se fundamenta na Palavra de Deus é somente uma emoção. As emoções são passageiras e toda visão baseada em emoções não durará mais do que a validade de um iorgute.
Se o líder não apresenta um sólido e crescente conhecimento da Palavra de Deus não poderá ter uma célula saudável e multiplicadora. Sem a Palavra viva a célula pode crescer, mas será como o capim alto, porém frágil. Se a Palavra for viva na célula ela crescerá como um carvalho, grande, forte e resistente.
O líder deve ser um amante do conhecimento de Deus e de suas obras. Não é um caçador de novidades religiosas. Deve ser dedicado ao estudo das Escrituras e de ferramentas que lhe ajude a oferecer uma mensagem que seja alimento sólido para as ovelhas.

2.    O líder deve crescer em CONHECIMENTO.
Liderar uma célula é empolgante e desafiador. O Líder precisa de renovação constante na mente, pois ele terá que enfrentar e resolver situações diversas. Por essa razão o líder deve ser incansável em sua busca do conhecimento da verdade e da revelação na Palavra de Deus. “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8.32,36

3.    O Líder deve crescer em CARÁTER.
Não existe alguém 99% santo. Não se pode ser santo somente em certa medida. A Santidade deve ser total.
O caráter do líder é aquilo que ele é quanto está só. Quem deseja que sua célula cresça deve também crescer em integridade, pureza, verdade e honestidade.
Seja claro, não esconda nada, deixe a Luz de Deus revelar o seu coração. Nenhum líder alcançará o melhor de Deus enquanto não andar na luz. Quando andamos na luz andamos em santidade.

4.    O Líder deve crescer em HUMILDADE.
Um líder soberbo será esmagado pelo peso do orgulho de estar à frente de uma célula, mas o homem humilde não será esmagado pelo reconhecimento humano. Ele já foi esmagado pela mão de Deus.
Com essas características o líder não encontrará maiores dificuldades em comunicar às suas ovelhas o entusiasmo e a disciplina para impulsionar a célula.
O líder de célula deve crer na visão de células. Pensa nela, trabalha com ela, prega ela e sonha com ela. O líder de célula lê sobre a visão, se informa, se relaciona com pessoas chaves, pergunta, investiga. Ele respira células e transmite tal paixão às suas ovelhas.

5. O Líder Deve Abandonar A Mentalidade Do SERVO INÚTIL

Jesus nos apresenta dois contextos nos quais a ideia de Servo Inútil aparece. O primeiro é o de Mateus 25.15-30 e o segundo é o de Lucas 17.7-10. A mentalidade do servo inútil deve ser rejeitada por aqueles que desejam servir a Deus como líderes na igreja. Em cada texto citado vemos uma característica dos servos inúteis.

    O Servo Inútil Não Distribui A Graça De Deus Conforme A Recebeu
No evangelho de Mateus vemos um servo que não confiou na Graça de Deus e não foi grato pelo privilégio de ser quem se é para Deus. Teve medo de expressar e aumentar o dom da Graça na nossa vida, o que significa viver a plenitude de nossos dons, talentos, recursos e possibilidades.
Embora dois servos tenham cumprido a vontade de Jesus e tenham recebido o elogio de Jesus, o Servo Inútil recebe um severo castigo. O servo inútil é aquele que crê em Deus com raiva de Deus. Ele projeta em Deus sua própria raiva de ser e existir. Apenas crê em Deus como um fato inegável, porém desgraçado. Para o servo inútil, Deus é visto como cruel e inimigo da alegria e da aventura de ser e crer. Ele transfere para Deus sua própria visão mesquinha da vida, buscando assim não perder o que é de Deus.
O servo inútil, sem entender que o que Deus quer não é o dom que Ele deu, mas sim que a pessoa cresça conforme a confiança que tenha no fato de que Deus é amor. Também o servo inútil não entende que Deus nunca dá sem que peça depois, e também nunca pede mais do que a capacidade de cada um de desenvolver.
Aqui em Mateus o Servo Inútil é caracterizado por alguém que transfere sua Amargura para Deus e para a vida!

Reflexão: você é o tipo de pessoa que transfere a amargura da sua alma para Deus e para a vida? Suas frustrações e decepções são assumidas por você como oportunidades de crescimento e gratidão, ou são lançadas sobre os outros, ou até mesmo Deus, culpando-os?

    O Servo Inútil É O Tipo De Assalariado Que Nunca É Voluntário Para Nada, Mas Deseja Reconhecimento E Gratidão.
Em Lucas o Servo Inútil é aquele que é pago para fazer as coisas, mas, ainda assim, quer que ao chegar de suas tarefas o patrão se levante para agradecer! Sim! Trata-se daquele tipo de assalariado que nunca é voluntário para nada, mas que deseja que o Patrão seja grato por ele fazer apenas aquilo que é pago para fazer! Nesse caso, o Servo Inútil é o Funcionário do Bem, mas que nunca é Voluntário do Bem!
Ou o Servo Inútil esconde com raiva a chance de servir, conforme Mateus, ou, então, é aquele que acha que a vida tem uma dívida para com ele, realizando apenas o que lhe for mandado como tarefa de um salário, mas sem jamais se oferecer para a vida como um voluntário.
Desse modo, o Servo Inútil é aquele que recebe o dom da Graça e o enterra sob a alegação de que servir a Deus é coisa dura e arriscada. Ou, então, é aquele que serve a Deus e à vida na esperança de ser visto como herói de algo que nada mais é do que mera obrigação. Ou seja, de algo cujo pagamento é a Graça de fazer.
Servo Inútil é todo aquele que diz: “Não fiz nada, mas não atrapalhei... Afinal, Deus é duro!”. Ou então: “Fiz tudo o que me mandaram. Recebi muito por isto. Mas onde está o reconhecimento?...”. Os amargurados fazem a primeira declaração com muito orgulho. Os narcisistas e legalistas fazem a segunda declaração com cobrança ingrata.
Acerca de ambos os casos e espíritos, Jesus apenas diz: “Tirai-lhe, pois, o talento; e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes” (Mateus 25.28-30), e “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lucas 17.10).
É preciso que esteja atento à sua vida para ver se você não oscila entre dias nos quais você esconde a Graça com raiva de Deus por mera amargura contra a vida. Ou, então, veja se você não é daqueles que fazem a obrigação que é remunerada com Graça inefável, e, ainda assim, desenvolve expectativas que o Patrão da Vida não dispensará a você jamais.
Amargurados e Narcisistas não ganham nada de Deus! O Servo Bom é aquele que se sabe tão inútil, que, por tal razão, vê em toda chance de servir algo que é apenas um Indizível incrível privilégio!
Conclusão. Temos a responsabilidade de levar a nossa célula crescer, foi o Senhor que nos escolheu e nos comissionou a ganhar e consolidar as vidas. Para isso é necessário avançar no conhecimento e na graça do Senhor, ter uma estratégia de evangelismo agressiva e criativa para ganhar o maior numero possível de almas.

Compartilhamento:

1.    O que você tem feito para que sua célula não seja comum e alcance resultados fora do comum?
2.    O líder deve crescer em seu chamado. Como você se avalia em cada uma das 5 características listadas acima?
3.    Você já foi tratado por Deus em relação ao orgulho? Conte-nos uma situação em que você foi esmagado por Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário